quinta-feira, 24 de maio de 2012

Milestone: três meses!


Caio completou três meses na semana passada. Aí várias pessoas me disseram: “Que bom, acabou a fase mais difícil!” E me pus a pensar... não sei se concordo com isso. Explico.

O primeiro mês sim eu acho que é mais difícil. Mas o segundo e o terceiro mês foram tranquilos! Depois que meus hormônios voltaram ao normal e que eu passei a entender a comunicação do Caio, as coisas ficaram harmoniosas, criamos juntos uma rotina! E quando eu noto já de agora as mudanças no Caio, os meses que estão por vir parecem mais desafiadores.

Por exemplo, ele se mexe muito mais pra trocar a fralda. Por sorte, por enquanto, quando eu coloco minha mão numa certa posição segurando a fraldinha justo antes de fechar, ele relaxa as pernas e facilita pra mim. Mas até quando?

Ele está muito mais ligado no que acontece ao seu redor. Está mais sensível aos barulhos e acorda mais facilmente.

Ele sabe bem quando estamos sentados ou de pé com ele no colo, e está começando a reclamar se a gente não levanta, pode?

Antes de colocá-lo pra dormir, normalmente eu gosto de acalmá-lo no colo (o que leva um ou dois minutos), sentada na poltrona e sem chacoalhar, só dando aqueles tapinhas na bundinha (ai, como soa mal em Português; patting, em inglês, soa bem melhor!) e cantando “Se essa rua fosse minha”, sempre essa música (parênteses: o De diz que quando o Caio souber falar ele vai dizer: “Pô, mãe, compra essa rua de uma vez! Ladrilha isso logo!” hehe). Aí antes de ele dormir realmente, eu o coloco no berço pra que ele se dê conta de que está indo pro berço e não se assuste quando se acordar, e se sinta seguro na sua caminha, etc. Faz uma semana que o procedimento não está tão “mumu” assim! Tem vezes que justamente na hora de ir pro berço Caio desperta legal! E aí dá-lhe carinho no rosto e muito shhh shhhh shhhhh pra ele voltar a dormir sem que eu tenha que pegá-lo no colo de novo.

Mesmo de madrugada, ele não está voltando a dormir tão imediatamente, leva às vezes 10 ou 15 minutos, às vezes meia hora, ele no bercinho do lado da minha cama, cuspindo a chupeta fora e ficando inquieto, e eu dando o bico pra ele de novo, várias vezes, esticando meu braço pra dentro da cama dele (ainda bem que meu braço comprido alcança o bico e no tato eu acho a sua boquinha! J ). O que eu tentei nas últimas noites que deu certo foi não trocar a fralda nessa mamada da madrugada. E funcionou! Aí ele não desperta tanto e volta a dormir rapidinho. Ufa!

Na vacinação dos três meses, ele se abalou muito mais do que na de seis semanas; ficou carentinho durante o resto do dia, só queria colo e atenção. Não esqueceu com facilidade a dorzinha da picada.

Enfim, com certeza eu me empolgo com o que está por vir. É muito bom ver o Caio mais ligadinho, mais ciente de tudo. Mas se essa fase é mais fácil do que a fase que passou, isso eu não sei! O que vocês acham, mamães?

8 comentários:

  1. Hehehehe! Melhor ficar quietinha e deixar vc mesma descobrir! Afinal, cada bebê é uma caixinha de surpresas!

    Obs. Dulcinha, sugiro vc ler o livro "Nana Nenê" e seguir pelo menos algumas dicas. No primeiro filho achei drástico demais e segui "meu feeling" e.... agora no terceiro filho apliquei TUDINHO justamente a partir do 3o mês em que eles começam a se dar conta da vida...
    Para saber...
    Primeira providência - ir para o quartinho dele assim que completa 3 meses.
    2: ter um cheirinho e bico (se vc usar) e dar para ele abraçar sempre a noite, do mesmo jeito.
    3: colocar para dormir no horário das 8hs até no máximo 9hs
    4: Dar de mamar antes de dormir, mas sem deixá-lo dormir na mamada. Usar luz baixa e após colocar no berço AINDA ACORDADO para que aprenda a dormir sozinho (aqui eu utilizo a babá eletr. com video para observar como ele está)Logico que volto se preciso, arrumo o cheirinho e dou de volta o bico. -
    5: Esta é dura principalmente para mãe de primeiro filho: JAMAIS CANTAR, NINAR, BALANÇAR, DAR PALMINHAS NA BUNDINHA, FICAR ESPERANDO AO LADO, ETC E TAL. NUNCA PEGÁ-LO DE VOLTA AO COLO SE ACORDAR APÓS ESTAR NA CAMINHA. APENAS ACALMÁ-LO COM O CHEIRO OU BICO E SAIR NOVAMENTE, SEM DEMORAS.
    6: Aguentar firme pq eles vão se adaptando e em pouco tempo APRENDEM A DORMIR SOZINHOS. Assim como o reflexo de sentar na cadeirinha e saber que vão comer, eles tem que ter o mesmo padrão para dormir. Apenas que qdo acordam, querem ter o mesmo cenário que dormiram. Ou seja, se estavas cantando, ninando, acarinhando, querem isto de volta... e aí BUAAAAAAAAAAA!

    Me arrependo ATÉ HOJE de não ter feito isto com a Lala, pois ATÉ HOJE - 9 ANOS - tem problemas para dormir, precisa de mim ao seu lado, ou de uma tevezinha. RECEM esta semana começou a conseguir dormir com um livrinho... Agora pergunte se o Lucas e o Gabriel tem este problema??? Nunca tiveram! hehehe
    Claro que eu flexibilizei algumas coisas do livro, mas principalmente APÓS ele tomar o hábito de dormir. Com o terceiro filho, já consegui inclusive deixar eles com o Pablo e ir ao Teatro, pois as 21hs em ponto ele dorme tranquilo com a mamadeira que o próprio Pablo dá. Para mim isto é o MÁXIMO da liberdade!

    Querida, aproveite o que puder, como eu vivi um DRAMA noturno por 9 anos, realmente divido a experiência para quem quiser. Obs. Minha sócia fez isto com o primeiro filho e ele dorme COMO UM ANJO. Eu emprestei meu livro Nana Nenê. Ela vive viajando pelo mundo e deixa ele com a sogra (tem apenas 2 aninhos!).

    Beijosssss. LIA
    pS. Desculpe o livro, mas talvez isso possa ajudar um pouquinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, brigada por se dar ao trabalho de escrever tudo! Muita gente já me recomendou este livro; vou descobrir como se chama em inglês! Os pontos 2, 3 e 4 eu já faço. O 1 eu faço parcialmente, porque Caio tem dois berços: um no quarto dele, onde ele dorme durante o dia, e outro no meu, para as noites. Ainda não sei se vou mudar essa parte, não, pois aqui é frio demais e ele no meu quarto facilita muito o mamá da madrugada. Na realidade, ele começa a dormida na noite no seu próprio quarto e qdo vou dormir é que passo ele pro meu e ele não acorda. O ponto 5 realmente é duro! Eu já estava me achando o máximo por acalmá-lo sentada, sem balançar! Não pensei que uma musiquinha e as palminhas fariam tanta diferença! Mas vou seguir o que dissesse sim. Desde sempre eu digo que quero que ele aprenda a dormir sozinho. Sabe que na dormida da noite (às 7.30) ele vai pra cama bem acordado e dorme na boa. É durante o dia que tá ficando difícil. A única coisa é que esta semana vamos começar o "treinamento" pra ele pegar mamadeira depois do banho, pois ele não tá querendo mais e aí é um stress pro De nas quintas quando tenho aula de dança, algo que não quero deixar de fazer, que é importnate pra minha saúde mental. Então esta semana vamos trabalhar nisso, e na próxima começamos a técnica que descreveste. Vou te deixando atualizada sobre os resultados! :)

      Obrigada, querida!
      bjssss

      Excluir
  2. Du amiga, assino embaixo tudo o que a Lia escreveu. TUDO!!!!!! Com o Arthur sofri bastante (lembras, né?) e com o Henrique o cenário é outro, beeeem mais tranquilo... Não fiques balançando e nem cantando, não precisa! Tenta cada vez mais deixá-lo sozinho, deixa chorar por uns instantes, depois de um tempo ele percebe que pode e deve dormir e ficar sozinho....
    Bjs amore, e me deixa atualizada tbém!!!!
    Carinho, Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, amiga, balançar eu nao balanço; quisesse dizer as palminhas na bunda! Mas te confesso que esse era um momento tão gostoso! Esses dois minutinhos ele bem juntinho de mim, bem fofucho, e eu cantando pra ele...! Adoro! Lamento que agora, com 3 meses, quando hábitos são criados, eu tenha acostumado o Caio mal, que ele se acorda porque a chupeta caiu e quer esse colinho todo de novo... Aí não vai dar e tenho que abrir mão desse momento... Peninha :( Mas eu sei que vai ser melhor pra todo mundo! :) bjsss

      Excluir
    2. Ahhh, devo dizer que até os 3 meses eu faria tudo de novo. Vejo que nesses primeiros meses, criamos hábitos é em nós mesmos, não no bebê! Não achas? :)

      Excluir
  3. É Dulcinha, até o 3o. mês não há problema algum, inclusive é até saudável para vc e para o bebê. O livro fala desta idade como o limite para aprender o hábito do sono. Obviamente se vc curte isto e teu filho responder bem, ou seja, há uma convivência TRANQUILA, não vejo problemas de vc continuar a fazer o que lhe der mais prazer (como por exemplo ele dormir com vcs - talvez ele consiga sair depois numa boa, qdo vcs acharem que seja hora. Talvez não...). A única restrição é que eles são ESPERTINHOS DEMAIS e vão usando isto cada vez mais racionalmente ou emocionalmente?! Aí vc acaba virando "prisioneira" da sua própria prisão, entende? Isso a gente só se dá conta depois que já "afundou o pé na jaca" heheheheh. Desejo a vc muita força, firmeza e sucesso nesta empreitada. bjos. Lia

    ResponderExcluir
  4. OMG, se eu já achava que a coisa ia ficar cada vez mais complicada conforme o bebê fica mais velho, depois de ler esses comentários aqui eu fiquei ainda mais assustada!
    To enfiando o pé na jaca total e só vou descobrir depois que não tiver mais volta... oh dear!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma! Como alguém já falou, cada bebê é um bebê! E cada família tem seu estilo de vida :) De toda forma, sempre há conserto pra tudo! :)

      Excluir