segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PARTO

Parto para terras ao longe, desconhecidas por mim
Parto para perto do que sou essencialmente
Parto-me em três ou quatro de mim
Parto-me em dois distintos seres
Parto...

Quarta-feira, 15/02, 2h30 da manhã. Começo a sentir leves contrações que se repetem a cada meia hora. Depois de já ter tido um falso alarme, me pergunto: será que Caio está chegando? Passo a manhã de quarta sentindo as ainda leves contrações ficarem mais próximas. À medida que a tarde se vai, elas vão ficando também mais fortes, porém ainda curtas – duram entre 30 e 40 segundos. Ligo pra midwife. Ela diz que ainda pode evoluir ou cessar – esperemos. Poucas horas mais tarde, contrações mais intensas e durando de 50 segundos a 1 minuto. Ligo pra midwife de novo; ela vem aqui em casa. São 8.30 da noite. Em princípio diz que estou na fase do pré-parto, pois as contrações do primeiro estágio do parto em si duram de 1 minuto a 1 minuto e meio. Mas aí verifica que já estou com 3 cm de dilatação – “labour established”, me diz. Pode ser que a minha maneira de fazer o trabalho de parto seja assim, com contrações mais curtas. Ela vai embora esperando telefonema meu a qualquer momento para irmos pro hospital; quando as contrações tiverem intervalo de 3 minutos.

Duas horas depois, entre respiração e “vocal toning” (do yoga) para me aliviar as contrações, preciso ir para a maternidade, que aqui é uma ala do hospital. Chegamos lá – eu acompanhada da mãe e do De – pelas 11 horas. Os 12 quartos de parto, superbem equipados como se pode ver nas fotos, todos ocupados. Muitos bebês por nascer! Esperamos uma hora e o quarto número 8 é liberado pra gente. Eu estava então com 5 cm de dilatação.

Vou direto pra banheira, onde passo as próximas duas horas. A Antonia sempre atenta a tudo, e muito atenciosa comigo. Embora a água morna me aliviasse a dor que irradiava pelas costas durante as contrações, estas vão ficando cada vez mais intensas (mas com a mesma duração), e respirar durante o processo já é um desafio. Escuto ao longe as vozes das minhas cantoras preferidas (fiz uma seleção de música especial pro parto), numa tentativa de deixar o momento mais prazeroso. A midwife faz a verificação enquanto estou na banheira mesmo e se empolga – parecia que eu já estava quase lá! Tento o gás pra aliviar a dor, mas não me dou bem com ele.

Aí a Antonia pede que eu deite na cama pra ela conferir a dilatação de novo, porque segundo ela na banheira é mais difícil ser precisa. E foi aí que a esperança de um parto rápido e fácil se esvaiu. Na realidade eu ainda estava com 6 ou 7 cm, e ela ainda podia sentir um pouquinho da cérvix no caminho, e que parecia que por alguma razão estava inchada. Ela me diz que o parto pode durar umas boas horas ainda, e que esse era o momento de conversarmos sobre analgesia.

Decido pela epidural, pois minha sensação é de que eu já estava no limite da dor. O anestesista ainda leva uma meia hora pra chegar, me avisa de todos os possíveis efeitos colaterais, mas eu digo “sim”. Quando se fala em parto normal com epidural, pra mim dá-se a impressão de que a anestesia é um procedimento simples, basta colocar uma agulha na coluna. Ledo engano. Já não se pode comer ou beber nada, então ficas recebendo fluidos através da veia da mão. Milhares de fitas grudadas nas costas, não podes te mexer durante o procedimento tenhas a contração que tiveres, e depois disso, vários aparelhos te monitorando (as contrações, os batimentos cardíacos do bebê), catéter. Ou seja: estás agora “presa” a cama. Ao menos, em uns minutos eu já não sentia as contrações e pude descansar por umas duas horas. Já eram 3h da manhã.

Na verificação das 5h, Antonia constata que a situação está praticamente a mesma: 7 cm de dilatação e a cérvix inchada no caminho. A epidural começa a perder efeito e agora então tenho um analgésico controlado por mim mesma. Um botãozinho que aperto quando sinto que preciso de mais. Não há perigo de overdose pois só me é permitido apertar o botão a cada dez minutos e no máximo quatro vezes por hora. A partir daí o efeito da analgesia já não é o mesmo: volto a sentir as contrações, embora de forma bem mais leve, mesmo apertando no botãozinho. Nas próximas horas começo a sentir também o desconforto de estar por tanto tempo na mesma posição, e a dor que irradia pelas costas a cada contração já não me deixa mais. Pra mim é pior que a dor do útero contraindo. Ficamos ali a ouvir os batimentos cardíacos do Caio, que aumentam ou diminuem a cada contração. Ao menos, sabemos que ele está bem.

Pelas 7h Antonia faz novo checking, e me entristece saber que já não dilato mais – 7 cm foi o máximo a que cheguei naturalmente. Ela fala com a equipe médica e resolvem me dar ocitocina para que eu alcance os 10 cm almejados. Antonia também me diz que vem um médico me ver pra tentar entender o que significa a cérvix inchada.

Às 8h muda a equipe médica de plantão do hospital, e o médico chefe vem falar comigo. Com uma simpatia e atenção primorosas, ele me diz que a cabeça do bebê não está bem encaixada na pélvis, além de estar “deflex” (como se fosse com o queixo levemente pra cima, quando deve ser pra baixo, próximo ao seu peito), que talvez seja esse o motivo de eu ter parado de dilatar. Ele tenta virar o bebê com a própria mão, mas não consegue. Esperemos mais pra ver se a ocitocina consegue estimular a dilatação. Ele me diz que como sou uma mulher grande, tendo dilatação vai dar pro parto ser normal, que há espaço pro bebê passar. A essas alturas, todo o meu corpo dói, e a espera de mais algumas horas me parece uma eternidade. Começo a me questionar sobre vantagens e desvantagens de cesariana x parto normal. Começo a me questionar se quero mesmo ter outro filho depois. Parece no momento que toda dor é dor demais...

Um par de horas depois, o médico volta e constata que a situação é praticamente a mesma, com a diferença de que dilatei mais 1 cm. Estava uma média de 1 cm a cada duas horas...

E quando o médico retorna às 11h da manhã, me diz que embora eu só tenha chegado a 9 cm de dilatação, a melhor opção é tentar a ventosa (acho que se fala “vácuo” aí no Brasil) pra arrumar a cabecinha dele, e, dependendo do que acontecer, fórceps. Apesar da tristeza de ouvir essa palavra – fórceps –, o Dr. Abel me passa tamanha segurança que não fico nervosa e sinto até um certo alívio por saber que o Caio logo estará comigo.

Uns minutos depois entram no quarto mais um obstetra, uma pediatra e o anestesista. Cada um que chega vem falar comigo, se apresenta, troca uma ideia com um carinho até, eu diria, na voz que é acolhedor. Esse tratamento ajuda demais. A sensação é justamente de acolhimento; não tem palavra melhor.

O anestesista me dá então uma carga boa de epidural, testa a minha sensibilidade com gelo, me deixa pronta pra não sentir absolutamente nada.

O Dr. Abel organiza a mãe à minha direita, De à minha esquerda, midwife ao lado do De pra monitorar as contrações, o outro obstetra e a pediatra também se posicionam, e aí vamos nós.

A ventosa não surte efeito. Vejo o Dr. pegando o fórceps e me invade uma tristeza... Viro pra mãe e falo: que peninha do Caio, mãe... Fui introduzida ao sofrimento de mãe nesse instante. A Antonia então me avisa dos momentos da contração, me pede três “big pushes” em cada uma, enquanto o médico vai puxando o bebê pra fora. Estranho fazer força quando não se sente pra onde a força está indo. Na segunda contração, mais três pushes, a mãe me dizendo “isso, filha, ele tá vindo”, e o Caio nasce. Eram 11:24 da manhã do dia 16/02. Colocam ele 10 segundos no meu peito (num parto mais “normal”, esse tempo seria aquele que eu quisesse), não contenho as lágrimas, escuto no pé do ouvido as da mãe, e a pediatra vem pegar o Caio pra fazer o checking, que numa situação - de novo - mais “normal” é feito pela própria midwife.

Nesse meio tempo, enquanto ouço o chorinho do Caio, Antonia me aplica mais ocitocina, agora pra placenta ser expelida. O pediatra mais novo se encarrega desta parte, “massageia” minha barriga, e logo a placenta vem – uma placenta bem saudável, disse ele.

A pediatra volta, diz que meu bebê é muito saudável e passa bem. Me parabeniza, me dá um sorriso e se despede.

Depois, recebo a notícia de que ouve um rasgo de terceiro grau que precisa ser cuidadosamente suturado. O Dr. Abel começa o trabalho. Ainda não sinto nada na região. Fico louca pra essa parte terminar pra eu poder pegar mais meu bebezinho, mas o De já está com ele e traz o Caio pro meu lado. Todo enrugadinho, a cabeça pontudinha pra cima por causa do mau posicionamento na pélvis (vai normalizar em 24 horas, já tinha me dito a médica), mas um bebê saudável e forte. Vejo o De emocionado. Ele divide comigo que se surpreendeu demais com a força que um médico grande como o Dr. Abel teve que fazer pra tirar o Caio de lá. Vejo as marquinhas do fórceps próximas às orelhinhas dele. Ai, que dor no coração pensar que ele teve que vir ao mundo desta maneira agressiva. Sim, o fórceps me parece agressivo, apesar de eu mesma não ter sentido nada...

O Dr. então termina a parte dele, diz que quer me ver na sua clínica em seis semanas, se despede, eu lhe agradeço muito pelo bom trabalho e pelo apoio e segurança, e ele passa a linha e agulha pro outro pediatra, que ainda leva um bom tempo terminando os pontos.

Uma hora depois de o Caio nascer, volto a tê-lo em meus braços. Sinto que ainda tem muita lágrima pra cair. Muita coisa nas últimas horas. Após um tempo a Antonia pesa o Caio, sugere que eu tome um banho enquanto ela e o De colocam uma roupinha nele. Levantar daquela cama depois de mais de nove horas foi aliviante, dolorido, desafiador... tudo ao mesmo tempo. E nunca pensei que tomar um banho pudesse ser tão difícil.

Umas horas mais tarde sou levada a um quarto individual, e passo esse dia e o próximo sendo superbem atendida pela Antonia e pelas midwifes de plantão, dia e noite. O fato de ter sido um parto assistido (o nome “bonitinho” pra parto com fórceps) fez todos terem comigo mais cuidado, me checando e ao Caio de tempos em tempos, me trazendo os medicamentos nas horas certas, sempre interessados em saber como estávamos nos sentindo. Passei a primeira e única noite no hospital sozinha com o Caio – não permitem que outras pessoas fiquem. Mas não foi difícil como eu pensei que seria, pois cuidado com a gente não faltou. 

De manhã a midwife de plantão me diz que eu tive a “very independent night” – pois não precisei delas pra cuidados com o Caio – e virando pro Caio: “you have a very good mother!”. Isso foi bom ouvir. Nessa manhã ainda vejo o relatório do parto e leio que o Caio nasceu com o cordão em volta do pescoço (que nem a mãe nem o De tinham me dito, pra não me abalar mais). Não estava apertado, dizia no relatório, mas estava lá. Aí eles confessaram que ver isso e o médico desenrolando o cordão imediatamente à saída do Caio foi também parte do choque. Mais um motivo pra minhas lágrimas rolarem.

Enfim, como disse o De, acabou acontecendo tudo que a gente não queria que acontecesse: epidural, pouca dilatação, ocitocina, ventosa, fórceps, cordão umbilical, rasgo. Mas a estrutura física e o tratamento e apoio prestados por parte de toda a equipe foram tão incrivelmente bons que o processo e o resultado final acabaram sendo os melhores possíveis pras circunstâncias. Quanto de dinheiro gastamos? Absolutamente nada.

No fim das contas, no dia seguinte já me sentia bem, minha sutura foi tão bem feita que não me incomoda, e acabei recebendo alta naquela noite. Volto a pensar que um parto normal, ainda que em realidade tenha sido meio “anormal”, é melhor que uma cesariana.

Deixo o hospital tranquila e agradecida por ter tido meu filho na Nova Zelândia. É essa gratidão estranha, sentida por um país. Um país que também tem seus defeitos, claro; mas que sabe investir naquilo que tem de mais precioso – sua gente. E ser tratada do começo ao fim com dignidade (sendo eu dos direitos humanos, como não mencionar isso?) não tem preço, não é sequer um direito que temos – é uma prerrogativa nossa, respeitada na Nova Zelândia. E que é crucial, definidora, fundamental.

Assim, parto feliz.






19 comentários:

  1. Dulcinha, que relato emocionante. As palavras do início e do fim são poesia pura! E o relato do parto é surpreendente por ser uma história tão intensa, tão física e ao mesmo tempo transborda o carinho que tens de mãe e de mulher. Viajar contigo neste blog foi um prazer.
    Cada pedaço partido teu que partilhaste, está pra sempre guardado no coração de cada leitor do blog.
    és bem aventurada, Dulce
    Olga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A emoção é uma via de mão dupla. Me emocionei com teu comentário (e a mãe tb)! Continua viajando com a gente, tá? O futuro só tá começando! ;)

      Excluir
  2. Oh meu Deus... mesmo já sabendo de toda a história e detalhes, não consigo parar de chorar enquanto leio teu texto.

    Eu também acho o forceps agressivo, mas ver você tão bem já no dia seguinte e cuidando do Caio sozinha na mesma noite, acredito que ainda assim tenha sido melhor que a cesarea.

    Fico feliz que você não tenha sentido dor. O Caio deu uma entaladinha mas no segundo dia já estava lá lindo lindo. :)

    História muito emocionante, Du... e de pensar que foi só a primeira.

    Lov xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ter ao menos uma grande amiga fisicamente perto, compartilhando tudo do início ao fim, Cris! Valeu!

      Excluir
  3. Dulcinha querida, foi realmente emocionante a chegada do teu filhote e com que garra vc enfrentou todos esses momentos. E estar assim tão bem, já podendo compartilhar conosco a tua história emociona ainda mais. Parabéns, mãe guerreira! Este é apenas o pontapé inicial deste misterioso amor que provamos, inigualável. Apesar de toda dor/apreensão, o amor nos põe a prova nossa resistëncia e cresce a cada dia, sem limites. E aí percebemos a vocação grandiosa de ser mãe, que nos modela intensamente a alma durante toda a vida. Que bom ter você, prima querida, podendo viver esta linda história. Te amamos muito, Lia e familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, tuas palavras (aqui, nos emails, no fb) são inspiradoras! Obrigada, prima, por estar tão perto mesmo de longe!

      Excluir
  4. Dulce,

    Me emocionei lendo este post!
    Eu não passei nem perto de tudo o que sentiste porque sabes que fiz cesárea. Você é muito guerreira amiga. Parabéns!
    Agora é só ver este amor crescer, sim porque agora tu amas e a cada dia que passa amarás mais ainda. É incrível, porque a gente pensa que não existe amor maior, e ele continua crescendo.
    E como disse tua amiga no depoimento acima, e é só a primeira história...
    Beijão no coração de vocês três, Du, De e Caio!

    Marcinha, Estevam e Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei: "a gente pensa que não existe amor maior, e ele continua crescendo". Ahhh, os encantos da maternidade! bjsss, querida!

      Excluir
  5. Dulcinha,

    Estivemos todos em oração acompanhando este momento tão especial da tua vida! Estamos realmente muito contentes que tudo, apesar de difícil, foi tão bem acompanhado, bem assistido pela equipe hospitalar e, principalmente, pelo De e tia Tere.
    O Caio é lindo, e já muito abençoado de ter uma família de amor, ser tão desejado e adorado. Lembro que uma das primeiras grandes emoções que tive, fora o parto, foi quando uma enfermeira brincou "toma que o filho é teu". Pensei, "que sorte, chegou a minha vez, como é bom ter um filho para chamar de seu!". Dulcinha, você é muito guerreira! Aproveita muito que o Caio é seu!!!! Te amo e te admiro, Ângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelita! Valeu a força e a parceria desde sempre! Continua com a gente, tá? bjsss

      Excluir
  6. Minha querida amiga amada. Fico muito aliviada e emocionada com o relato do teu parto. Apesar da dificuldade, deu tudo certo e o Caio está aí, lindo e saudável. E como teve sorte ao ganhar esses pais e essa família que já o ama intensamente!!!
    Parabéns lindona. Desejo só o melhor pra vocês...
    Com muito amor, Dani e seus meninos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, só eu sei a falta que fazes aqui pertinho de mim! Te amo!

      Excluir
  7. Du!
    Sou a Bê, amiga da Cris...
    Mmo não conhecendo vcs, me emocionei lendo seu post! Vcs dois foram mto guerreiros! Parabéns!
    Que o seu Caio seja mto feliz. Agora que vc tem um filho vai ver que sua felicidade dependerá da dele, para sempre. Tudo de ótimo pra vcs!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bê, que legal te "ver" por aqui! Temos no mínimo o fato de sermos mãe e a Cris em comum, né? ;) bjssss

      Excluir
  8. Dulcinha!

    Emocionante seu relato. Me fez voltar ao nascimento da Valentina... Não consegui conter as lágrimas. Parabéns pela coragem de encarar o parto normal que hoje é visto com maus olhares por praticamente todas as gestantes... Bem vinda ao melhor momento da vida de uma mulher, ao mundo das mamães! Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran,

      EU fico chocada com a quantidade de cesarianas feitas no Brasil!

      Esse mundo das mamães é doido, intenso! :)
      bjsss

      Excluir
  9. Wow!!! Que relato incrível! Uma aventura da vida. Parabéns para a família! Um grande beijo para vcs! Xande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandeeeeeee! Olha tu por aqui! Que massa! Bjo enorme, saudades!

      Excluir
  10. Minha mãe pediu pra te contar que também nasci com fórceps.
    :-)

    ResponderExcluir