segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Hidroterapia para gestantes


Estou adorando as aulas na piscina! Até agora eu só fui em duas (porque teve uma segunda-feira que eu me esqueci completamente da aula), mas já dá pra dizer que adoro. Na primeira eu ainda estava entendendo como as coisas funcionam, mas na desta semana já me senti bem à vontade. Comparecem de 10 a 20 grávidas, mais no final da gestação. Numa das aulas tinha grávida de 39 semanas, até de 40!! Na última essas já não apareceram! J

Me chamou a atenção o fato de que todas aparentam ter mais de 30 anos, com exceção de uma, mais novinha. E também há uma representação da diversidade da NZ – além das originalmente kiwis, de várias partes do país, éramos cinco grávidas de fora, de cinco países diferentes: Inglaterra, Austrália, EUA, Canadá e eu, bem mais “exótica” (!), do Brasil!

Isso eu soube porque a tutora, uma senhora muito legal, tenta envolver não só o bebê ou a gravidez na aula, mas um pouquinho da nossa vida pessoal. E nesta semana ela pediu pra imaginarmos o mapa da NZ na piscina e nos colocarmos na nossa cidade de nascimento. Para as de outros países, um cantinho lateral!

Outra vez ela perguntou o que faltava fazer em casa em termos de preparação para a chegada do bebê, ou então se já tínhamos um nome (e qual), ou para nos colocarmos em ordem de data prevista para o nascimento. Coisas assim!

Também fazemos exercícios em dupla, oportunidade para conhecermos umas às outras. Ela pede pra procurarmos alguém da mesma altura. Pra mim é fácil – basta procurar a mais alta de todas fora eu! Sim, porque eu sempre sou a mais alta! Já fiz dupla com a australiana e com a inglesa, que ficou toda contente de ter alguém da altura dela (eu sou uns 3 cm mais alta, na verdade!)!

Ao final há uns 10 minutos de relaxamento na água. Pegamos boias, vários “macarrões” de piscina, nos acomodamos boiando, uma musiquinha relaxante, fechamos os olhos e ficamos à deriva! É muito bom!

E pra finalizar, ainda é servido um chazinho com bolachas na saída, pra que a temperatura do nosso corpo volte ao normal, dizem. Ah é, não falei que a água da piscina é morninha, uma delícia!!

Mas de todas as experiências e sensações, a mais doida é a que acontece quando sais da piscina: sentes o peso do teu corpo e da barriga de novo, todo de uma vez! De fato, a gravidade te puxa pro centro da terra!! Pura aula de física! E aí te dás conta de quanto esforço o teu corpo faz pra carregar mais um, e do respeito e cuidado que ele – o corpo físico – também requer e merece!

6 comentários:

  1. Eu quero eu quero! Preciso falar com meu chefe logo pra não perder a aula da semana que vem.
    Mas poxa... não vou poder fazer dupla com você? :( ..Vou ter que procurar a mais baixinha! heheh

    ResponderExcluir
  2. hahaha Eu já tinha mesmo pensado que a gente não ia poder fazer dupla! Só se tivesse uma aula que só fôssemos nós duas! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Dulcinha,

    Eu também fiz hidro, mas não consegui chegar até o final, pois minha pressão começou a ficar baixa depois da aula e eu ficava tonta. Eu não fazia hidro específica para gestante, talvez esse fosse o problema...
    Adorei o relato da aula! Beijo para você e um maior para o Caio.
    O vítor ainda está aí?

    Beijinhosss
    Ângela

    ResponderExcluir
  4. Lindona!!!! A água é tudo de bom pra vc e pro Caio, desfrute bem como fazes...
    Bjs da dinda
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Dudu
    Eu tb fiz hidroginástica na gravidez do Augusto. Como na maioria das atividades físicas que faço, comecei empolgada e logo desisti. Não sei se foi por causa do horário, ou se eu já estava com muita outra coisa, mas o fato é que fui a umas 4 aulas e parei. Mas em compensação fiz pilates até a 37 semana!
    Beijinhos em vocês.

    ResponderExcluir
  6. Queridas, adoro ver vcs aqui! bjssss pra todas!

    ResponderExcluir