segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sleep well!


Bom, como o último post deu azo a uma ótima conversa sobre o sono dos bebês e técnicas para ensiná-los a dormir, resolvi desenvolver mais o assunto num post só sobre isso.

Calhou de eu ter ido quinta passada numa “sleep talk” com uma especialista em sono e hábitos de dormir de bebês. Além disso, li de novo o capítulo sobre o tema do livro “Os segredos de uma encantadora de bebês”, da Tracy Hogg, que eu sinceramente acho o melhor livro sobre bebês que existe (tá bom, não li tantos assim...!)! Sigo várias dicas dela – que argumenta muito bem pra tudo o que ela sugere mas ainda mantém uma certa flexibilidade – e estou bem feliz com a rotina e hábitos que eu e Caio estabelecemos.

Até dormir, que se tornou um desafio por uma ou duas semanas, como eu comentei no último post, rapidinho ficou fácil de novo!

Eu expliquei que à noitinha colocava o Caio na cama dele acordado e ele dormia sozinho. E que nas dormidas diurnas, depois de eu acalmá-lo no colo, com as palminhas na bunda e cantando uma musiquinha, quando ia colocá-lo no berço – ele ainda acordado – ele despertava legal.

Pois eu confirmei, tanto no livro quando no talk, que acalmá-lo antes não é um problema. Ao contrário, pode até ser bom ter essa rotina pras situações em que o bebê vai dormir fora de casa, em viagens ou na casa dos avós. Afinal essa é uma “rotina portátil”! O meu erro era que eu estava demorando demais pra colocar o Caio na cama; estava fazendo isso quando ele estava quase dormindo demais, se é que vocês me entendem! Agora sou mais rápida nesse processo – apenas o aconchego rapidamente no colo e explico pra ele que é hora de dormir – , e se acho que ele já está relativamente calmo, nem o faço. Ponho ele direto na caminha, às vezes canto, às vezes não, e digo que vai ser bom pra ele dormir, que ele vai acordar se sentindo melhor, revigorado, etc., etc. Sempre mando o mesmo discurso (sugestão da encantadora de bebês). Tem funcionado muito bem! Ele reclama um pouco, mas dorme sozinho, o que tem acontecido cada vez em menos tempo!

Outra mudança que eu fiz, esta sugerida pela especialista neozelandesa e na mesma semana pela minha chefe, mãe de três filhos, foi enrolar o Caio num cueiro também antes das sonecas diurnas (na da noite eu já fazia isso. Aliás, enrolo mas sem prender os bracinhos). Como o Caio aprendeu a tirar o bico da boca com a mão, mas não sabe ainda por de volta, resolvi tentar prendendo os bracinhos, só que de leve, de forma que se ele quiser ele consiga tirar (o que de fato acontece quando ele acorda – ao chegar no berço para pegá-lo, ele já está com os bracinhos pra fora). Aqui o pessoal coloca os braços do bebê pra dentro do wrapping na boa; eu é que fico meio assim. O fato é que superfuncionou! Inclusive Caio dorme mais rápido quando os bracinhos estão pra dentro, tenho que admitir.

Eu tentei baixar o livro Nana Nenê, sugerido a mim por muita gente, mas não consegui. Pelo que eu vi, tem bastante coisa em comum entre as sugestões desse livro e as do livro da encantadora de bebês (por exemplo, a rotina “comer, brincar e dormir”, que eu sigo. Não com horários rígidos estabelecidos, mas sim a ordem dos acontecimentos). Cheguei a ler críticas contra o método de deixar chorar (que eu sou contra, e não conseguiria fazer; talvez por no máximo uns minutinhos), mas não tenho certeza se este método é sugerido pelo Nana Nenê. De qualquer forma, eu sei que minhas amigas que seguiram o método do livro voltavam ao quarto do bebê para assegurá-lo de que estava tudo bem (e dar o bico, se fosse o caso), o que eu acho fundamental.

Alguém mencionou pra mim esses dias uma pesquisa feita com bebês que eram deixados chorando até dormir (choravam, por exemplo, 40 minutos na primeira noite, depois 20 minutos, depois já nem choravam mais). Descobriu-se que mesmo quando eles já não choravam mais, os batimentos de seu coração estavam disparados, tamanho o stress e a  ansiedade que deixar chorar causa neles. [Foste tu quem me contou, Cris?]

Enfim, eu sei que as concepções do que é certo ou errado vivem mudando. Cabe a nós, mamães, nos informarmos bem e fazermos nossas escolhas, seguirmos nossos instintos. Eu tenho seguido o meu e tem dado certo!

10 comentários:

  1. Dulcinha, cada um escolher um estilo de ser mãe, a meu ver. E eu sou daquelas que fazem o possível e quase o impossível para deixarem os filhos bem e sem sofrimentos.
    Sou contra o método do nana nene. Nunca o li, mas sei bem do que se trata. Sou adepta do attachment parenting, e prefiro seguir autores como Dr Sears, Elisabeth Pantley. Sugiro The Baby Book (Dr Sears) e The non crying sleeping solutions (Pantley). Não critico quem aplica o método do choro, mas ele não se encaixa no meu modo de viver a maternidade.

    Beijos,
    Halline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Halline achou a reportagem sobre a pesquisa. Não foi o coração disparado, mas os níveis hormonais que continuaram altos:

      http://www.dailymail.co.uk/health/article-2149060/Babies-left-unhappy-hours-stress-hormone-remains-high.html

      Obrigada!

      Excluir
  2. Escrevendo tudo de novo!Tinha escrito antes e não sei o que aconteceu não deu certo, perdi tudo :(

    Dulce,

    Assim como vc e muitas mães, tmb li um monte de coisas sobre o sono do bebê, bem como outros vários assuntos de bebês =). O que eu mais gosto é o site da babycenter.

    Por o bebê para dormir não é lá uma tarefa muito fácil, principalmente para nós mães de primeira viagem, que estamos aprendendo este novo mundo de como cuidar de um bebê.

    Cada bebê e cada mamãe tem sua rotina, seus habitos, então para cada um existe um tipo de tecnica diferente. O que serve para mim, pode não servir para você e vice-versa. Então, o que temos que fazer é ir tentando até achar a melhor para nós, e o melhor, o quanto antes.

    Quando a Olivia era recem-nascida, ela acordava a cada hora para mamar, as vezes menos, isso tanto fazia se era dia ou noite. Por muitas vezes adormeciamos e ela no meu peito. Alguns dias com se passaram ate que descobrimos que o que ela tinha era fome, meu leite não era suficiente, enfim, resolvemos esse problema. Nesse caso, não é que ela não conseguia dormir, era que ela tinha fome, e obviamente não dormia, tadinha, dai ela chorava... mesmo atendendo a ela o tempo inteiro, ela ainda chorava, enfim, depois de resolver a fome dela, dai ela dormu melhor e já não chorava. Mas desde então ela dormia sozinha, eu nunca precisei acalentá-la pra dormir, nem de dia, nem de noite. Quero mostrar este meu caso, que é bom que a mãe não deixe o bebê chorando, pois o choro é a unica forma de comunicação do bebê, e se ele chora temos que fazer de tudo para conseguir entender o que ele está pedindo, e algumas vezes o bebê pede sim colo, e não há problema nenhum em dar colo para o bebê, as vezes é frio ou calor, as vezes colica, enfim... alguma coisa é. Eu li no babycenter que bebês de até 1 ano, não tem manha, e sim necessidades. Acho que deixar o bebê chorando não é bom nem pra mãe nem pro bebê.

    No longo desses 3 meses de vida dela, eu venho tentando varias tecnicas para ela dormi mais tempo durante a noite... agora por ultimo, estou tantando uma rotina: 'banho, mamar, e dormir'. Esta rotina funcionou bem, porem os ultimos 2 dias fugi da rotina e ela voltou a acordar a cada 4 horas para mamar. Hoje voltarei a rotina para ver se ela volta a dormir pelo menos as 8 horas seguidas.

    Engraçado como cada bebê "funciona"de uma forma diferente. Minha filha, quando esta em casa durante o dia, não dorme, mas basta eu sair que ela dorme direto, não acorda nem para mamar. Solução: morar na rua ou dentro do carro, rs. (brincadeira). Mas estou tentanto fazer alguma atividade com ela de dia para que ela durma um pouco de dia e não fique tão cansada a noite e durma bem.

    Dulce, parabéns pelo post, assim como vc, espero que cada uma de nós encontremos uma solução para o sono dos nossos bebês.

    Beijos.

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ter escrito tudo de novo, Ana! Tentando coisinhas aqui e ali a gente descobre o que funciona pra gente, né? bjssss

      Excluir
  3. Du,

    Sim, fui eu que falei do estudo dos bebês que eram deixados chorando. E sim, eram os níveis hormonais que aumentavam, mesmo sem choro, provando que o bebê continuava se estressando com a ausência dos pais apesar de não expressar.

    Além disso acho importante o que foi dito na Plunket aquele dia... de como o stress e a adrenalina afetam o desenvolvimento cerebral do bebê.

    O Theo resmunga pra chorar pelo menos uma vez ao dia, geralmente quando já está passando do ponto do cansaço, às vezes vira choro, às vezes não. Eu deixo resmungar... até que ele dorme... mas não saio do lado dele, faço carinho, canto, dou tapinhas. Depende do nível da resmungada! Só pego no colo quando ele está "crying up" ou invés de "crying down" (termos que eles usaram lá na Plunket!). Se vejo que é uma resmungadinha que já vai virar sono, deixo ele onde está e fico pertinho dele, dizendo que está tudo bem, que eu estou aqui e que ele pode dormir tranquilo. Até agora tem funcionado. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Theo sempre foi fácil pra dormir, né? Em toda a vida dele! ;)
      Anjinho loiro de olhos azuis da tia Du! bjssss

      Excluir
  4. É isso aí Dulcinha, importante seguir aquilo que vc sente que faz bem para vc e o bebê e a família, como um todo, assim a sua experiência vai conduzindo para o seu caminho possível. Certo e errado, existe neste sentido? Concordo que cada família tem um formato e estilo diferente que influencia mto, inclusive acredito que até nas atitudes do bebê. É perceptivel, em inúmeras crianças que conheço (e olha que não são poucas) a diferença entre o mais velho e os demais... (obviamente sem falar de uma família para outra). A ansiedade da mãe no primeiro é muito diferente... e isso os bebês sentem e cada um reflete de uma forma... E ainda tem as questões que cada um está vivendo ou passando... enfim... uma enormidade de coisas. Agora, dá de começar pelo último??? Impossível. Viver a experiência da maternidade é uma graça maravilhosa, desafiadora para toda a vida, mas um grande presente que nos traz muito crescimento, aprendizado, vontade de viver mais e mais (mesmo que as vezes seja tão dificil os desafios). E aí vem o dom do AMOR... alguém explica? Quem não é capaz de vivê-lo na sua exigência máxima, perde um pouco da vida, não? Beijos, Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, sua linda! Falasse tudo! Tuas dicas são sempre bem-vindas e preciosas, tá? bjo grande

      Excluir
  5. Querida Dulcinha,

    Tenho lido seus post e não tenho comentado... as vezes porque acho que já falaram o que eu queria dizer e outras por preguiça de escrever....
    O Léo, felizmente, sempre foi bem dorminhoco, conto nos dedos das mãos as vezes que ele teve problema para dormir. E eu acho até legal o nana nene, mas eu não consigo aplicar, até porque nunca fui muito disciplinada com rotinas rígidas.
    E tb porque eu admito: adoro quando ele dorme no meu colo, adoro ninar, adoro cantar musiquinha, adoro e não abro mão. E hoje que ele tá quase andando já nem quer muito colo... por isso as horas de dormir são tão boas para nós... o tempo passa tão rápido...
    O Léo também sabe dormir sozinho. De dia e em algumas noites tb. Teve dois dias que deixei ele chorar até ele dormir, mas não era nenhum choro desesperado e eu estava realmente cansada... Não demorou 10 minutos de resmungo e ele dormiu.
    Nos dias que eu trabalho fora ele dorme com o Patrick (pois volto só depois das 23 horas) e o Patrick tb tem se virado bem.
    Enfim, o Léo é muito bonzinho. E concordo com o que disse a Lili no último comentário: como é bom viver este dom do AMOR!
    Sobre o penúltimo post: já li que os três primeiros meses podem ser considerados o quarto trimestre da gravidez. Também achei estes meses tranquilos, mas é um período de muita fragilidade do bebê e o índice de mortalidade nesta fase é alto, até porque não está com a imunidade formada, etc. Portanto vencer esta fase é importante. Eu não tive problemas com cólicas do bebê e vc tb pelo visto não, mas somos afortunadas por isso. Crianças com muita cólica dão um trabalho...
    Sobre o antepenúltimo post: Dulcinha, a maternidade te deixou muito mais DULCE.
    Um beijo em você e um cheirinho no Caio,

    Ângela

    Ah. Diga para o De que é comprovado que cantar sempre uma música para o bebê é muito bom para construção do apego e que gera segurança. Principalmente ter uma música "de vocês" ajuda a dar segurança e acalmar o bebê em momentos de estresse/ansiedade do bebê. Eu tb canto a música "Esta rua"... diga ao De para ele tentar entender a metáfora que esta música traz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu me fazes chorar de emoção e tb rir (com o fato de teres mandado um recadinho pro De!). POis sabe que eu tava me tocando (e ia até responder pra Lili de novo), que passados três dias de quando escrevi o post, vejo que não cantei mais pro Caio dormir, e raras vezes agora preciso acalmá-lo no colo (só mesmo quando por alguma razão que foge ao meu controle - saída, médico, creche - acaba passando do momento de ele dormir e ele fica Overtired)[Lili, parece que to seguindo tb o numero 5 do teu comentario no outro post!]. Por outro lado ele tá tão ligadinho, tão fofo, que interagimos mais de várias outras maneiras durante o dia, nos momentos de brincar. Então, apesar de eu ter "perdido" o momento "cuddle pre-sleeping", to feliz com o fato de ele estar cada vez mais independente pra dormir... Mas as coisas mudam tanto e tão rápido, que digo que esta é a situação DO MOMENTO! hehe
      Adorei o feedback, prima! O importante mesmo é conhecermos nosso bebê, né? bjo grande
      Ahhh, deixar resmungar eu tb deixo (e cada vez ele resmunga menos; são segundos agora), ou, como disse a Cris, quando o bebê está "crying down", acho tranquilo! :)

      Excluir