segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Caio, o tagarela

Semana passada teve reunião dos pais com os professores da creche do Caio. Quer dizer, reuniões! Porque foram individuais – de quinze minutinhos, só pra conversar mesmo! A professora principal do Caio (nesta creche eles chamam de “profile teacher”, pois é a professora responsável por observar mais o Caio, escrever as histórias do Profile book dele, etc.; na creche que ele ia ano passado, chamavam de “main caregiver”) é a Susanne, da Alemanha, uma querida!

Ela me disse que o Caio está bem integrado na rotina da creche, que as horas da refeição correm tranquilas, que ele come bem, que ele dorme sem problema, sem que precise ficar alguém com ele, que ele é bem auto-confiante, vai escalando tudo, logo se acostumou com a escada (uma escadinha pra chegar no jardim) e que ele é de explorar tudo, mas que as duas coisas que ele gosta mais realmente são a bola e os livros!

Ela falou tudo o que eu teria dito do Caio também; é bem como ele é em casa! Mas devo dizer que quando ela falou assim “a bola e os livros”, um depois do outro, juntinho na mesmo frase, eu me enchi de orgulho – uma atividade física e uma atividade intelectual!!! Óóóóóóó, que filho equilibrado! Hehehehe  

Teve outra coisa que ela falou que, aliás, eu já ouvi de todas as outras professoras da creche (ao menos de outras três): que o Caio fala bastante! Que ele é conversador, talkative, chatty! E é mesmo! No parque ele fala com as outras crianças e com os pais delas, no museu ele não pode ver um casal sentado descansando que ele pára bem na frente deles e fica olhando, provocando uma conversa, no café, se ele está num dia “bom”, pára em algumas mesas pra trocar uma ideia! Uma figurinha! Puxou ao pai nisso – sociável “no último”! Quanto a mim, quem me conhece, sabe: às vezes me dá uma preguiça de socializar...!

Então eu quero aproveitar que o assunto é o Caio tagarela pra registrar suas primeiras palavras. Eu comecei a lista há duas semanas e ela aumentou de lá pra cá!  É mesmo muito massa acompanhar esse desenvolvimento, né? Bom, taí: a lista das palavras que eu me lembro que o Caio sabe falar em 12/8/2013, do jeitinho que ele fala:

Mummy (tenho que começar com esta!)
Papi/papa/baba/paba
Manana (banana)
Macaca (macaco, mas ele sempre fala no feminino!)
Pupu (piu-piu)
Tao (Theo, o melhor amigo)
Taui (Taieri – pronuncia-se “Táiri”, o melhor amigo da creche, descendente de japonês!)
Uaua (cachorro)
Miau
Yummy yummy (comida – é como se faz em inglês quando a comida tá gostosa)
Pocu (Porco)
Mena mena (quando ele quer ver filminho; vem de “Mahna mahna”, o vídeo dos Muppets)
Uouó (vovó)
Uouô (vovô)
Uou-uou-uou (pedindo pra eu cantar a música “Row, row, row your boat...”)
Laila (o nome da cachorra dos meus pais – essa foi a primeira palavra que ele falou, aos 10 meses)
Pêssi (peixe)
Oio (olho)
Não  
Gol (bola)
Tao (tchau)
Neném
Abti/ábuti (abre)
Menena (menina)
Batata
Pata/pada (pato, sai sempre no feminino também!)
Po/bo/pao (pão)
Uaia (vaca)
Cacaca (lixo e afins)
Tratca (tractor)
Bee
Turtle
Bye/bye-bye
Baby
Bus


2 comentários:

  1. Ouuuuunnnttt!!! Que cute!!!!!

    TB achei ele super talkative nos dois dias que estive com ele, e é clarooooo MUITO simpático E amoroso!!!

    Realmente UM LORD!

    Amanda Padilha
    Não vejo a hr de te dar outros beijos e mordidas!!!

    ResponderExcluir
  2. Ohh, que falante!!! Eu vi ele falando "Laila"!
    :)
    olga

    ResponderExcluir