domingo, 15 de setembro de 2013

QUEM CANTA OS MALES ESPANTA

Eu sempre fui de cantar pro Caio.

Quando ele era bem neném, eu cantava “Se essa rua fosse minha” pra ele se acalmar e dormir.

À medida que ele foi crescendo, o repertório foi aumentando – Arca de Noé, Saltimbancos, as nursery rhymes em inglês... (sim, eu curto as músicas infantis!)

Desde o começo do ano, nas sexta-feiras, sempre que dá eu levo o Caio no “Rock&Rhyme”, que acontece em algumas bibliotecas públicas aqui de Wellington. É meia horinha de música, todas com gestos de interpretação – que as crianças a-do-ram –, sempre tem um instrumento musical (normalmente chocalhos, dos tipos mais variados) pra eles, e tem cinco minutinhos no meio pra leitura de um livrinho bem bacana. Evento gratuito. Abre parênteses: algo tão simples e tão legal; fico me perguntando por que não fazem isso no Brasil nas bibliotecas públicas ao menos... Fecha parênteses.

Mas o ponto em que eu quero chegar é que a música também tem sido uma ferramenta muito eficaz no trato de certas teimosias ou escândalos que os pequenos em geral fazem. Explico. Sabe quando os danadinhos não querem sentar no carrinho, por exemplo, porque não estão a fim de ir embora de algum lugar? Ou quando começam a chorar e teimar porque decidiram que o momento não é ideal pra trocar a fralda mesmo que ela esteja pesando toneladas de tanto xixi? Ou quando não querem vestir o casaco pra sair mesmo que lá fora haja um vento congelante dando a sensação térmica de que está ainda mais frio do que o frio que faz?

Pois é. Com o Caio, basta eu começar a cantar que ele fica pianinho e se comporta superbem! É sério, gente! Não falha NUNCA! É verdade que eu não sei até quando isso vai funcionar, mas por enquanto eu não posso reclamar! Uma belezura de técnica que eu queria muito que durasse pra sempre!

Não acredita? Está teimando comigo? ...... “Lá vem o pato, pato aqui, pato acolá! Lá vem o pato para ver o que é que há!” J



5 comentários:

  1. Dulcinha!!!! Tem que aprender a "tem q obedecer" do Alexandre.... Depois dos 2 anos to achando a teimosia mais difícil de contornar.... beijos Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Quero aprender, sim! Eu imagino mesmo que vá ficando mais difícil. Diz pro Ale marcar um workshop! heheheh :) bjsss, querida

      Excluir
  2. Hehehe, amei a técnica, Du.
    Daqui a pouco posso precisar!
    Bjos
    Olga

    ResponderExcluir
  3. Eu também SEMPRE canto pra Helô, para acalmá-la ou entretê-la. Não tinha pensado em cantar como combate à teimosia. Adotarei a técnica DE CERTEZA, já que, pelos sinais que demonstra aos 10 meses, a baixinha será BEM mais teimosa do que eu gostaria.
    Beijocas pra vc e pro Caio

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Eu to de prova que funciona mesmo... com o Caio!
    Já o Theo tem uma mãe que canta muito mal e não cedeu à tática. Talvez eu precise emprestar a voz da tia Du de vez em quando. ;)

    ResponderExcluir