terça-feira, 25 de outubro de 2011

De água na boca a apetite de leão

Tu engravidas e, assim que descobres, não podes ver comida que te dá água na boca. Das coisas mais simples às mais refinadas, da torrada com manteiga àquela sobremesa deliciosa feita pela tua mãe, falou em sentar à mesa, a salivação é instantânea!

Na consulta médica, a doutora diz pra não comer doce durante a semana – “evita desenvolver diabete gestacional e vais engordar pouco. No fim de semana, podes te permitir um pedacinho de bolo, mas sem exageros!”. Pra quem nunca dispensou um docinho de sobremesa, fosse o dia que fosse, surge a dúvida: será que vou conseguir? Mas os dois motivos são fortes o suficiente.

O tempo vai passando, te perguntam se tens desejo de algo específico. Eu tinha desejo de tudo! Quando via a propaganda do McDonalds, precisava comer um quarteirão com queijo; propaganda de sorvete, o desejo era esse; de pizza, pega um pedaço de queijo. Eu não ia atrás de realizar esses desejos tão passageiros, mas o fato é que comer nunca foi tão prazeroso!

O tempo continua passando, a salivação diminui na proporção em que aumenta o apetite. “Come de três em três horas”, me diziam! Sem problema pra mim! Bergamota, iogurte e uva-passa se tornaram meus lanchinhos preferidos. Depois da janta, bergamota (sim, viciei), banana com canela no microondas, ou gelatina (a médica disse que isso podia!). Tudo bem, admito que incrementei a gelatina com o creme de ovos da receita da vó Dulce. Delícia!!

A vida segue, a fome entre as refeições diminui um pouco, mas acho que houve apenas uma transferência: nas refeições passei a comer muuuuito. Ando comendo mais que o De ultimamente. Claro, coisas saudáveis, sempre tem salada, vegetais, mas a quantidade...!

O espanto, contudo, veio fim de semana passado, quando, voltando de viagem de Gisborne (praia a 8 h ao Norte de Wellington), paramos pra almoçar no Subway, e em vez de eu comer um meio sanduíche daqueles, como era de praxe, eu pedi um inteiro com a intenção de guardar a outra metade pra mais tarde mas acabei comendo todo ele!!! E era de almôndegas... bem consistente. Pensam que parou por aí? Eu precisava de sobremesa e afinal era feriado e eu ando com mais vontade de doce ultimamente (meus amigos já sabem: o Caio está desenvolvendo as papilas gustativas e por isso está – estamos – curtindo mais um docinho), então mandei um sorvete pra dentro!

É verdade que depois de mais um sorvetinho no fim de tarde, à noite em casa pela primeira vez eu nem sentia fome e não aguentei comer o capeletti que o De preparou pra gente na porção que eu costumava comer antes mesmo de engravidar. Ainda assim, me pergunto: quando vai passar este apetite de leão?

11 comentários:

  1. Achei o post muito divertido! Não me lembro como aconteceu comigo na tua gravidez. Só que café preto e pão (ou seria bolo?) me davam muita azia. Acabei engordando nove quilos, e a Dulcinha nasceu com 4 kg.

    ResponderExcluir
  2. Du, é assim mesmo. Fome de leão, eu comia mais que o Estevam! E engordei 16 kilos no total. Mas depois de um ano já tinha perdido tudo, tudo mesmo!
    E realmente não tive desejos, só a fome... Hahahahah! Legal lembrar!

    ResponderExcluir
  3. Que elegante, hein, mãe?!

    Marcinha! Que legal te ver por aqui! A Marina tá muito linda, hein? Vi foto dela no casamento da Manu! bjsss pras duas

    ResponderExcluir
  4. Dulcinha, eu tb tinha muita fome nesta mesma idade gestacional. Mas depois passa, pois seu estômago vai ficar apertadinho, sem falar na azia. Não quero te desanimar. rs
    Achei engraçado que eu tb cmia várias mimosas (ou bergamotas) por dia. Eram uma 5, pelo menos. E um docinho SEMPRE ia bem!

    BJos

    ResponderExcluir
  5. Ha! Mais uma que chama a fruta pelo nome certo: mi-mo-sa!!! Boa, Halline!! hahahah

    E essa historinha de que o Caio está desenvolvendo as papilas gustativas (ou "mamilas gustativas", como diz o Decarlos) e curte um doce não cola não, viu?! ;)

    ResponderExcluir
  6. Aff Dulcinha...

    Eu tb senti muita fome na gravidez... e acabei engordando 20 kg (isso q emagreci no primeiro trimestre com os enjoos..) E o pior é que o metabolismo fica lento... O que e consola é que depois de 1 mês eu eliminei 16kg (porque no meu caso eu inchei muito no final) e agora, léo com 3 meses falta eliminar 1,5kg para meu peso antes da gravidez. Amamentar ajuda um bocado a emagrecer, sem falar nos cuidados com a alimentação para não dar cólica no bebê... Eu realmente me passei e pretendo fazer diferente na próxima gravidez... mas não é facil controlar a fome.... Beijosss Angela

    ResponderExcluir
  7. Fome, salivação, fome, mais saliva.... Aff, é isso mesmo. E depois qdo nasce continua tudo pois amamentar dá muuuuita fome tbém!!! Hehehehe. Mas passa. Bom, pra mim passou só um pouquinho!!! Hahaha, bjs amores!!!!!!!! Dani

    ResponderExcluir
  8. ishi, eu que sou chocólatra assumida vou sofrer para não comer um chocolate diário quando engravidar...
    Conta aí, Du, nenhuma vez acordasse no meio da noite com desejo de alguma coisa e pedisse para o De trazer??
    bj
    Olga

    ResponderExcluir
  9. Meninas! Tem mulher que enjoa na gravidez, mulher que não enjoa, mulher que tem dor na coluna, mulher que não tem, mas pelo jeito o apetite de leão é comum a todas nós, hein?! :)
    Eu tb sou chocólatra assumida, e o segredo é não comprar.O problema é que às vezes a gente ganha!!! Mas desejo nunca tive nem no meio da noite, nem no meio do dia :) hummm, uma vez eu queria chocolate desesperadamente, me lembrei agora. O De trouxe pra mim! :)
    Eu sei que já engordei vários quilos, mas todo mundo diz que não parece! hehehe Então não tô me fixando muito nos números! :)
    bjsss pra todas

    ResponderExcluir
  10. Tou aqui para dizer o contrário Dulcinha. Em função do meu enjoo até o 4o. mës, eu sempre passei muito longe de comida. Mas sou CHOCOLOTRERRIMA como a Olguinha. Porém nesta gestação nem isso eu pude comer, em função da diabetes. Ou seja, acabei acostumando e ficando sem fome. Nas outras duas gestações também nunca tive aumento de apetite não. E para finalizar o trimestre, como eu tinha muita azia, realmente comida não era o meu forte. Agora depois de nascer o bebë, aí sim, a fome me bate forte, vontade de comer doces, comida de todo o tipo, acho que para tirar o atraso. Neste caso, agora mesmo que eu já estou liberada e sem diabetes gestacional, não nego um docinho, um chocolatinho, etc... assim estou equilibrando um pouco o meu peso, já que continuo 5kg abaixo do inicio da gestação. Acho que se eu não comesse essas coisinhas eu ia acabar desaparecendo!!! O importante é se sentir bem. Apesar de todos os sacrifícios obrigatórios, estou na minha melhor forma e isso motiva a caminhada e o "se vira nos 3 filhotes"! Beijos e aproveite muito, Lila.

    ResponderExcluir
  11. Da-lhe, Lili!!! Ou seja, nesse "negócio" de gravidez, não há regra mesmo,né?! :)
    Tô adorando trocar essa ideia com as amigas e primas!!!
    bjss

    ResponderExcluir